O cartaz foi apresentado em um grande painel montado na Praça Santuário
Iniciou no mês de maio a caminhada em preparação ao Círio de Nazaré, com o lançamento do Cartaz oficial 2016. O primeiro cartaz do evento que se tem registro é do ano de 1882, o que torna o cartaz deste ano o 134º da história. O evento aconteceu na Praça Santuário, após a missa das 18h, na Basílica, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
O Cartaz foi apresentado em um grande painel montado na praça, que permaneceu encoberto até cerimônia de lançamento. Milhares de fieis esperaram ansiosos a apresentação da peça que tem, como principal função, divulgar a grande festa católica que ocorre no segundo domingo de outubro. É comum, durante o período do Círio, os devotos afixarem o cartaz na porta de suas casas pedindo proteção à Virgem de Nazaré.
A Diretoria da Festa de Nazaré, organizadora do evento, instalou uma estrutura metálica no centro da Praça Santuário para exibição da peça em uma cerimônia marcada por muita expectativa de milhares de fieis que aguardavam desde cedo.
fotografia da Imagem Peregrina no cartaz este ano é de autoria do fotógrafo paraense Aluizio Dopazo, que contou o que sentiu ao receber o convite: “A emoção foi muito grande e de muita responsabilidade, pois a foto de Nossa Senhora estará veiculada em vários locais. Eu fiz o meu melhor para Nossa Senhora e para todo o povo de Deus, para ela ficar ainda mais linda”, comentou.
O cartaz também conta com uma ilustração elaborada pelo artista plástico Odair Mindello, também paraense, que doou seu trabalho para compor a peça. O artista plástico atualmente está com uma exposição em Nova Iorque na sede da ONU possui diversas obras que retratam o cotidiano amazônico em um estilo próprio, utilizando cores vibrantes e traços marcantes. Entre os motivos retratados em alguns de seus trabalhos está a devoção dos paraenses por Nossa Senhora de Nazaré.
De acordo com o diretor de Marketing do Círio, Oswaldo Mendes, o Cartaz deste ano começou a ser elaborado em dezembro de 2015, quando Dom Alberto anunciou o tema escolhido para a festa deste ano: “Salve rainha, Mãe de Misericórdia”. “A Mendes produz o Cartaz do Círio desde 1991. É sempre uma emoção muito forte a criação desta peça, haja vista ser um dos principais veículos de difusão da maior festa católica do povo paraense. É com o lançamento do cartaz que efetivamente dizemos: o Círio começou”, destaca Mendes.
aposentada Rosana Furtado de 67 anos veio acompanhar a apresentação do cartaz. Devota de Nossa Senhora de Nazaré, ela comentou sobre a emoção de participar de um dos momentos mais importantes da quadra nazarena: “Participei da missa e antes da apresentação do cartaz fiquei muito ansiosa. A gente imagina, sempre, as coisas mais lindas para o cartaz do ano. Imagino a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré rodeada por anjinhos, bem linda Dá vontade de fazer várias fotos pra guardar como recordação”.
Tendo a apresentação do cartaz como o ponta pé inicial para a preparação da festa da Rainha da Amazônia, o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Pe. Francisco de Assis Oliveira, falou sobre o significado desse momento para os fiéis, tanto os que moram em Belém quanto para aqueles que estão em outros locais. “O cartaz é muito importante. É, sem duvida, um dos ícones mais marcantes da preparação para o Círio. Num breve espaço de tempo ele é espalhado de uma maneira que a gente não tem ideia. No ano passado, em menos de 1 mês após o lançamento pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e até no sul do país tinham o cartaz do Círio, enviado pelos pais, amigos ou parentes aqui de Belém que também esperam ansiosos pra poder mandar um presente de inestimável valor”, ressaltou.
Diretoria da Festa calcula que serão produzidos mais de 900 mil cartazes este ano. Após o momento solene, integrantes da Guarda de Nazaré distribuíram gratuitamente 4 mil exemplares para os devotos que formaram longas filas na Praça Santuário. O evento é aberto ao público desde 2007. Estavam presentes na cerimônia: Padres Barnabitas, o Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Diretoria da Festa, integrantes da Diretoria da Festa, além dos patrocinadores e apoiadores oficiais do Círio.
O Cartaz pode ser adquirido nas Lojas Lírio Mimoso no anexo da Basílica Santuário de Nazaré e no primeiro piso do Boulevard shopping.
Números – Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, entre os anos 2000 e 2016, o número de cartazes do Círio tem apresentado um crescimento em torno de 160,00%, passando de 350 mil cartazes confeccionados em 2000 para cerca de 910 mil este ano. A descrição do Cartaz do Círio este ano foi feita pelo reitor da Basílica Santuário, Padre Francisco Assis.